XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

por FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

PERÍODO

De 2 a 5 de Março de 2019

LINK PARA INSCRIÇÃO

https://goo.gl/GJFaYc

PROGRAMAÇÃO: PROJETO-EMECE

LOCALIZAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM NOGUEIRA

Rua Prof. Moreira de Souza, 327 – Parquelândia


Em tempos de transição os desafios para os espíritos e o planeta são diversos. Estamos na undécima hora lembrada por Jesus na parábola dos trabalhadores da última hora. Urge o esforço individual e coletivo para buscarmos o progresso espiritual.

Assim, amar, perdoar, esperançar e trabalhar no bem é um ato de coragem para aqueles que diante do mundo atual escolhem o caminho com o Cristo.

A jornada do espírito requer que o mesmo identifique e trabalhe com suas imperfeições e potencialidades. Entender como isso reverbera no mundo e interage com o próximo. Ser resistência a negação do espírito, ao menosprezo da vida e ao materialismo que conduz a desumanidade. Aprender a lidar com esse processo incessante é fundamental na busca do “Homem de Bem”.

Nessa jornada heroica onde nos constituímos como “Homens de Bem” Jesus é o nosso grande mentor e devemos buscar nos reaproximar dele. A coragem de amar e de não negar Jesus em nossas escolhas, ações e emoções nos auxiliam nessa jornada.

Desde modo, o XXI EMECE tem como tema “A jornada do espírito: o amor é um ato de coragem”.
Amar para crescer. Amar para combater com o bom combate o materialismo que deve ser superado. Amar para resistir com bom senso, paz e trabalho. Enfim, apenas amar!

Seminário Luz nas Trevas

Seminário “Luz nas Trevas” com Divaldo Franco

por FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

DATA E HORA

Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

19h às 22h (Horário de Fortaleza)

LINK PARA O INGRESSO

https://goo.gl/nNBMMC

LOCALIZAÇÃO

Hotel Praia Centro – Monsenhor Tabosa, 0740 – Praia de Iracema – Fortaleza, CE 60165010

Seminário ministrado pelo conferencista Divaldo Pereira Franco, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE, DIA 08 de fevereiro de 2019.

O Seminário será um convite à autoiluminação e ao autoencontro por meio de propostas psicoterapêuticas alicerçadas nos ensinamentos do Evangelho de Jesus e nas lições atemporais da Doutrina Espírita.

O evento tem o mesmo título do livro mais recente da autora espiritual Joanna de Ângelis, através da mediunidade de Divaldo Franco.

EMECE 2018 – INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará – EMECE 2018 (10 a 13 de Fevereiro) completa 20 anos de sua realização, promovendo a integração entre os jovens e o coletivo de mocidades espíritas.

Nesse encontro, possibilita-se a reflexão sobre questões de interesse da juventude à luz da Doutrina Espírita; promovem-se atividades desafiadoras, aliando pensamento, sentimento e ação; valoriza-se a arte e o movimento como forma de expressão.

É também um espaço para a troca de experiências entre os jovens; para a apresentação das atividades e projetos realizados pela juventude nas casas espíritas.

É uma atividade que procura favorecer e estimular a autonomia juvenil, incentivando a formação de lideranças no movimento espírita do estado do Ceará.

Os participantes do evento são jovens de 12 a 25 anos, integrantes dos grupos de Mocidades Espíritas, nos diversos Centros Espíritas do Estado do Ceará. Os trabalhadores voluntários do evento desenvolvem funções similares, de trabalho voluntário nos centros espíritas em que frequentam.

Nesta edição, o evento está sendo organizado para um público total de 150 pessoas, sendo 100 jovens participantes, 50 trabalhadores voluntários. ​

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

  • REALIZE O PAGAMENTO DA TAXA DE INVESTIMENTO NO VALOR DE R$ 300 (PARCELADO EM ATÉ 5 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO)

1. Para pagamento à vista, crédito ou débito, favor realizar na Livraria Sinal Verde na FEEC (Rua Princesa Isabel, 255, Centro, Fortaleza – Telefones: 3212.1092 / 3212.4268 | segunda a sexta-feira, horário comercial.

2. Para pagamentos através de transferência bancária ou depósito atente para os seguintes dados:

BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 1369-2
CONTA: 4303-6
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

IMPORTANTE: A TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 300 INCLUI  A HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E O KIT COM OS ITENS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS ATIVIDADES.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
PRORROGADO ATÉ 10 DE JANEIRO DE 2018

LOCAL – ​Casa de Encontro das Irmãs Cordimarianas (Rua Cel. Correia, 2718 – Centro – Caucaia)

Referência

Após a Estação Ferroviária e Empresa Vitória

Principais formas de transporte

Ônibus: Linha Fortaleza(Centro)/Capuan

CONECE

Esta Edição do CONECE está mais do que especial. Com conferencistas de grande expressão no movimento espírita brasileiro e com temáticas mais que instigantes.

CONFIRA ABAIXO O CARTAZ E A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

 

VIII Semana Espírita do Vale do Jaguaribe

A Semana Espírita contará em sua Abertura no Núcleo Espírita Casa da Paz em Russas, dia 10 de julho às 9h, com a participação do poeta, compositor e músico Tarcísio Lima e o orador Júnior Dias com a palestra “O Consolador Prometido”.
Já o encerramento da Semana Espírita se dará na Associação Espírita Nosso Lar, em Quixeré, dia 17 de julho às 9h, com o orador Fernando Oliveira com a palestra “A Contribuição do Espiritismo na Superação das Aflições”.

Importante destacar que cada uma das Casas Espíritas que compõe a ARE 5 terá uma programação com uma série de atividades que serão desenvolvidas durante a Semana. Informe-se na Sede das Instituições ou através das redes sociais das mesmas.

Dessa forma convidamos a todos os confrades espíritas do Estado do Ceará a participarem do evento em sua abertura e/ou encerramento.

Pedimos apenas aos interessados em participar do Evento que possam entrar em contato com as Instituições Espíritas que compõem a ARE 5, confirmando sua participação para encaminhamentos necessários.

Informamos que em conformidade com as orientações dos Órgãos Sanitários Municipais (Vigilância Sanitária), Estadual (Secretaria Estadual de Saúde) e Nacional (Ministério da Saúde) é recomendável a utilização de máscaras durante as atividades da Semana Espírita, bem como serão disponibilizados álcool para higienização das mãos. Outras medidas adicionais poderão ser adotadas conforme haja novas orientações dos respectivos Órgãos responsáveis.

Votos de muita paz e bem!!!

Convocação Assembleia Geral Ordinária

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO


Pelo presente edital, ficam convocadas as Associadas Efetivas da Federação Espírita do Estado do Ceará, para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 12 de março de 2022, 2o sábado do mês de março/22, desta feita de forma virtual, pelo aplicativo Google Meet, às 15h, conforme dispõe e artigo 9o, item III e os artigos 10 e 30 do Estatuto, e artigos 15, item III, artigos 16 e 37 do Regimento Interno, para a seguinte pauta:


I – Análise e aprovação do Balanço Anual do ano de 2021.


Na impossibilidade de participação da reunião, mesmo que virtual, os presidentes das associadas efetivas poderão indicar seus representantes junto a AG, mediante autorização por escrito, enviando digitalizada e assinada para o e-mail da Secretaria (secretaria@feec.org.br), de acordo com o que estipula o artigo 6o, letra “d” do estatuto da FEEC.

Tendo em vista melhor organização desta AGO-Assembleia Geral Ordinária, conforme previsão estatutária, o representante da casa associada deverá fazer sua inscrição pelo link do google form que estaremos enviando. Essa inscrição deve ser feita até o dia 07/03/2022.


O link da sala virtual para reunião do dia 12/03 será enviado pelo aplicativo Whatsapp para os representantes das associadas inscritas.

Inscrição para Assembleia




161 anos de lançamento de O Livro dos Médiuns

O Livro dos Médiuns, segunda obra da Codificação Espírita, foi publicada em 15 de janeiro de 1861, em Paris, e tem como conteúdo doutrinário o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo, constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos. Nossa coordenadora da Área da Mediunidade, Eugênia Canto, fala um pouco sobre essa magnífica obra que hoje completa 161 anos de lançamento. Confira!

Prática Espírita

Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”.

A prática espírita é realizada com simplicidade, sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.

O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinária de vida que adotem.

Prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã.

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.”

“Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.”

O estudo das obras de Allan Kardec é fundamental para o correto conhecimento da Doutrina Espírita.


O que o Espiritismo não é, não tem ou não faz

* Não tem rituais e dogmas;

* Não usa imagens, bebidas, cigarros, amuletos, velas, piramides, cristais e demais acessórios;

* Não possui hierarquia entre seus adeptos, como Papa, Bispo, Pastor, etc;

* Não utiliza Tarot, Búzios ou outros métodos para prever o futuro de ninguém;

* Umbanda e Candomblé não é Espiritismo, são religiões Espiritualistas;

* Nem todo Espiritualista é Espírita, mas todo Espírita é Espiritualista;

* Não é e nem existe Espiritismo de Mesa Branca;

* Seus adeptos não utilizam roupas especiais nos centros espíritas;

* Não utiliza tambores, batuques e atabaques nos centros espíritas;

* Não faz sacrifícios de animais ou de pessoas;

* Não cobra por nenhum serviço prestado aos frequentadores no Centro Espírita;

* Seus fieis adeptos não devem praticar o mal à nenhuma pessoa;

* Ninguém é obrigado a desenvolver a mediunidade; e

* A mediunidade não é privilégio do Espiritismo.

Fonte: Federação Espírita Brasileira – http://www.febnet.org.br

Obras

As obras básicas do espiritismo, também conhecidas como codificação espírita, são cinco livros publicados pelo pedagogo Hippolyte León Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec, entre 1857 e 1868, na França. Alguns estudiosos espíritas incluem, ainda, entre as Obras Básicas as edições da Revista Espírita publicadas sob a coordenação de Allan Kardec, entre os anos de 1858 e 1869.

• Obras Póstumas (Clique aqui para ler a obra)
Obras Póstumas – Serve como um complemento para a compreensão da Doutrina. São escritos e estudos do codificador, com anotações preciosas sobre os bastidores da fundação do Espiritismo. Tem este nome porque foi publicado após sua morte (desencarne).

• O Livro dos Médiuns (Clique aqui para ler a obra)
O Livro dos Médiuns – Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

• A Gênese (Clique aqui para ler a obra)
A Gênese – Os milagres e as predições segundo o Espiritismo.

• O Evangelho segundo o Espiritismo (Clique aqui para ler a obra)
O Evangelho segundo o Espiritismo – A explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida.

• O Céu e o Inferno (Clique aqui para ler a obra)
O Céu e o Inferno – Exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte.

• O Livro dos Espíritos (Clique aqui para ler a obra)
O Livro dos Espíritos – sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade – segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns – recebidos e coordenados por ALLAN KARDEC.

4° Modulo do Grupo de estudos das Concepções e Diretrizes da Evangelização de Bebês promovido pela CIJ – FEEC.


Em breve divulgaremos a Oficina de finalização.
“Como implantar a Evangelização de Bebês”.

Público-alvo
Evangelizadores e interessados em conhecer e atuar na Evangelização Espírita de Bebês.

Data da oficina
19/12/21

Horário
09h

Plataforma
Google Meet

Facilitadoras
Amber Port (SC)
Adenilde Liz (SC)
Durildes Gadotti (SC)

LINK DE INSCRIÇÃO
https://forms.gle/pjBkQeJA8LWV52t79

Inclusão na Evangelização Infantil


No dia 9 de outubro de 1977 o Conselho Federativo Nacional aprovava o lançamento da Campanha permanente de Evangelização Infantojuvenil da FEB com o objetivo de esclarecer o movimento espírita quanto a importância dessa tarefa.
Desse modo, a Coordenação da Área de Infância e Juventude da FEEC comemora no mês de outubro o Mês da Evangelização Infantojuvenil através de oficinas voltadas para Evangelizadores e interessados na área de Evangelização de Bebês, Infância, Juventude e Grupo Família / Grupo de Pais, também com o objetivo de fortalecer essa importante tarefa.

  1. A oficina “Inclusão na Evangelização Infantil – Conhecer, Acolher, Amar” contará, em sua 2º parte, com as facilitadoras Ana Champloni (AIJ / PE) e Enéa Kundlatsch (AIJ/Mafra – SC).
  2. Os participantes receberão o link de acesso ao Google Meet através de um grupo de Whats app temporário ou email.
  3. Data: 31/10/2021
  4. Horário: 14h

Formulário de inscrição: https://forms.gle/VdWBmaYbdBvuw87r7

Bezerra de Menezes – O homem, seu tempo e sua missão


Luciano Klein lança “Bezerra de Menezes – O homem, seu tempo e sua missão”, a mais completa biografia sobre o “Médico dos pobres”

Em 1.192 páginas, Luciano Klein exibe um Bezerra envolvido nas mais diversas frentes de atuação, protagonizando lances que o diferenciavam, já no século XIX, pelo amor posto em cada atitude, a bem de todos, como médico, político, empresário, pesquisador/cientista, escritor, tradutor, biógrafo… “A pesquisa nos credencia a assegurar que o Bezerra de Menezes, analisado e compreendido como um homem de seu tempo, se nos apresenta mais grandioso e admirável quando comparado ao Bezerra de Menezes que o movimento espírita conhece corriqueiramente”, afirma o autor, atual presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC).

🔺Pré venda pela Amazon.

LINK PRA COMPRA

Mediunidade e Obsessão na Infância e Juventude


No dia 19 de setembro de 2021, a Coordenação da Área de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC) promoveu o II Ciclo de Debates para Evangelizadores, com a temática “Mediunidade e Obsessão na Infância e Juventude”, tendo como expositores convidados Fernando Souza (AME – Cariri), Regina Souza (FEDF – FEB), Camilla Sá (Música) e os seguintes evangelizadores

• Gardênia Maria – ICE – Fortaleza

• Sammy Maria – ICE – Fortaleza

• Luciana Alves – Nosso Lar – Juazeiro do Norte

• Poliana Silva – Nosso Lar – Juazeiro do Norte 

• Valéria Soares – C.E Humberto de Campos – Quixadá

• Arietha Dias – Casa do Caminho – Sobral

• Wellington Sabino – S.E Casa de Oração – Canindé

Devido a importância desse tema, disponibilizamos os seguintes materiais de estudo

  1. Textos produzidos em 2 oficinas promovidas pela Federação Espírita Brasileira (FEB) no 1º Encontro Nacional de Evangelizadores Espíritas (2018)
  2. Indicações bibliográficas de obras citadas pelos expositores Fernando Souza e Regina Souza durante a live do evento

LINK https://youtu.be/fAdzNkP3i_w

Mês da Evangelização Infantojuvenil


Registro da oficina “A música na Evangelização de Bebês”, que iniciou a comemoração do Mês da Evangelização Infantojuvenil no Ceará.

Agradecemos imensamente todos os participantes e às facilitadoras Amber Port (SC), Durildes Gadotti (SC) e Dilva Zeferino (SC) pela disponibilidade, aprendizados e troca de experiências.

Agradecemos também à Área de Infância, Juventude e Família da Federação Espírita Catarinense por todo o apoio nessa realização.

Seguimos confiantes do amparo de Jesus na seara do bem.

CIJ – FEEC

Mês da Evangelização Infantojuvenil


No dia 9 de outubro de 1977 o Conselho Federativo Nacional aprovava o lançamento da Campanha permanente de Evangelização Infantojuvenil da FEB com o objetivo de esclarecer o movimento espírita quanto a importância dessa tarefa.
Desse modo, a Coordenação da Área de Infância e Juventude da FEEC comemora no mês de outubro o Mês da Evangelização Infantojuvenil através de oficinas voltadas para Evangelizadores e interessados na área de Evangelização de Bebês, Infância, Juventude e Grupo Família / Grupo de Pais, também com o objetivo de fortalecer essa importante tarefa.

Link para inscrição: https://forms.gle/61FRWt3vgxWb2H4b6

Mais recentes