XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

XXI EMECE – A JORNADA DO ESPÍRITO: O AMOR É UM ATO DE CORAGEM

por FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

PERÍODO

De 2 a 5 de Março de 2019

LINK PARA INSCRIÇÃO

https://goo.gl/GJFaYc

PROGRAMAÇÃO: PROJETO-EMECE

LOCALIZAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM NOGUEIRA

Rua Prof. Moreira de Souza, 327 – Parquelândia


Em tempos de transição os desafios para os espíritos e o planeta são diversos. Estamos na undécima hora lembrada por Jesus na parábola dos trabalhadores da última hora. Urge o esforço individual e coletivo para buscarmos o progresso espiritual.

Assim, amar, perdoar, esperançar e trabalhar no bem é um ato de coragem para aqueles que diante do mundo atual escolhem o caminho com o Cristo.

A jornada do espírito requer que o mesmo identifique e trabalhe com suas imperfeições e potencialidades. Entender como isso reverbera no mundo e interage com o próximo. Ser resistência a negação do espírito, ao menosprezo da vida e ao materialismo que conduz a desumanidade. Aprender a lidar com esse processo incessante é fundamental na busca do “Homem de Bem”.

Nessa jornada heroica onde nos constituímos como “Homens de Bem” Jesus é o nosso grande mentor e devemos buscar nos reaproximar dele. A coragem de amar e de não negar Jesus em nossas escolhas, ações e emoções nos auxiliam nessa jornada.

Desde modo, o XXI EMECE tem como tema “A jornada do espírito: o amor é um ato de coragem”.
Amar para crescer. Amar para combater com o bom combate o materialismo que deve ser superado. Amar para resistir com bom senso, paz e trabalho. Enfim, apenas amar!

Seminário Luz nas Trevas

Seminário “Luz nas Trevas” com Divaldo Franco

por FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

DATA E HORA

Sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

19h às 22h (Horário de Fortaleza)

LINK PARA O INGRESSO

https://goo.gl/nNBMMC

LOCALIZAÇÃO

Hotel Praia Centro – Monsenhor Tabosa, 0740 – Praia de Iracema – Fortaleza, CE 60165010

Seminário ministrado pelo conferencista Divaldo Pereira Franco, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE, DIA 08 de fevereiro de 2019.

O Seminário será um convite à autoiluminação e ao autoencontro por meio de propostas psicoterapêuticas alicerçadas nos ensinamentos do Evangelho de Jesus e nas lições atemporais da Doutrina Espírita.

O evento tem o mesmo título do livro mais recente da autora espiritual Joanna de Ângelis, através da mediunidade de Divaldo Franco.

EMECE 2018 – INSCRIÇÕES ABERTAS

 

O Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará – EMECE 2018 (10 a 13 de Fevereiro) completa 20 anos de sua realização, promovendo a integração entre os jovens e o coletivo de mocidades espíritas.

Nesse encontro, possibilita-se a reflexão sobre questões de interesse da juventude à luz da Doutrina Espírita; promovem-se atividades desafiadoras, aliando pensamento, sentimento e ação; valoriza-se a arte e o movimento como forma de expressão.

É também um espaço para a troca de experiências entre os jovens; para a apresentação das atividades e projetos realizados pela juventude nas casas espíritas.

É uma atividade que procura favorecer e estimular a autonomia juvenil, incentivando a formação de lideranças no movimento espírita do estado do Ceará.

Os participantes do evento são jovens de 12 a 25 anos, integrantes dos grupos de Mocidades Espíritas, nos diversos Centros Espíritas do Estado do Ceará. Os trabalhadores voluntários do evento desenvolvem funções similares, de trabalho voluntário nos centros espíritas em que frequentam.

Nesta edição, o evento está sendo organizado para um público total de 150 pessoas, sendo 100 jovens participantes, 50 trabalhadores voluntários. ​

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO

  • REALIZE O PAGAMENTO DA TAXA DE INVESTIMENTO NO VALOR DE R$ 300 (PARCELADO EM ATÉ 5 VEZES SEM JUROS NO CARTÃO DE CRÉDITO)

1. Para pagamento à vista, crédito ou débito, favor realizar na Livraria Sinal Verde na FEEC (Rua Princesa Isabel, 255, Centro, Fortaleza – Telefones: 3212.1092 / 3212.4268 | segunda a sexta-feira, horário comercial.

2. Para pagamentos através de transferência bancária ou depósito atente para os seguintes dados:

BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 1369-2
CONTA: 4303-6
FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DO CEARÁ

IMPORTANTE: A TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 300 INCLUI  A HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E O KIT COM OS ITENS QUE SERÃO UTILIZADOS NAS ATIVIDADES.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO
PRORROGADO ATÉ 10 DE JANEIRO DE 2018

LOCAL – ​Casa de Encontro das Irmãs Cordimarianas (Rua Cel. Correia, 2718 – Centro – Caucaia)

Referência

Após a Estação Ferroviária e Empresa Vitória

Principais formas de transporte

Ônibus: Linha Fortaleza(Centro)/Capuan

CONECE

Esta Edição do CONECE está mais do que especial. Com conferencistas de grande expressão no movimento espírita brasileiro e com temáticas mais que instigantes.

CONFIRA ABAIXO O CARTAZ E A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!

 

SEMINÁRIO DE UNIFICAÇÃO – A união do movimento espírita e os desafios da atualidade

Com o objetivo de promover um debate acerca da união do movimento espírita cearense frente aos desafios da atualidade; desenvolver o trabalho de união dos(as) espíritas e dos Centros Espíritas, assim como o de unificação do Movimento Espírita Cearense; fomentar um espaço que possibilite o intercâmbio de informações e de experiências, a ajuda recíproca e o trabalho conjunto entre os Centros Espíritas, a Diretoria Executiva da FEEC realizará no periodo de 27 a 29/08/2021, o seminário anual de unificação, que traz nessa edição o tema “A união do movimento espírita e os desafios da atualidade.”

PROGRAMAÇÃO

27/08/2021
ABERTURA – 20h

  • Programa Espiritismo em Pauta (Youtube FEEC)
  • Palestra: Luciano Klein (Presidente da FEEC)
  • Tema: “A ação de Bezerra de Menezes sobre a Unificação do Movimento Espírita.”

28/08/2021
SALAS TEMÁTICAS – 14h às 17h

  • Google Meet
  • Eixos:

ATUALIDADE
Valorização da obra Fundamental do Espiritismo;
O futuro das atividades do centro espírita pela Internet;
Ética espírita na manutenção da saúde financeira do centro espírita.

LIDERANÇA
Jesus e Kardec nos ensinando a Liderar: Liderança sob a ótica Doutrinária;
Gestão das emoções, postura integradora e trabalho coletivo;
Sucessão no centro espírita: Formação de novos líderes.

TRABALHO EM REDE
O paradigma do trabalho em rede e a União e Unificação do movimento espírita;
A importância de estruturas horizontais para o movimento espírita;
Inclusão: O respeito às diferenças para construção de relações saudáveis na Casa Espírita.

29/08/2021

  • AUDITÓRIO VIRTUAL Canal do Youtube da Feec – 9h às 11:30h
  • Apresentação dos resultados das oficinas.
  • HOMENAGEM À BEZERRA DE MENEZES – 11:30 às 12h
  • Efeméride: 190 anos de nascimento de Bezerra de Menezes.

IV CONGRESSO da AME BH


Para fazer a sua inscrição e participar do IV CONGRESSO da AME BH, EDUCAÇÃO PARA UM MUNDO MELHOR, clique no link a seguir e, em seguida, no botão PARTICIPE : https://congressoonline.amebh.com.br/ você vai ser incluído num grupo do WhatsApp e, além de inscrito, você vai receber semanalmente informações e vídeos sobre o evento. Saberá tudo sobre cada uma das palestras, ficará bem informado.

XIV ENCONTRÃO DE EVANGELIZADORES DO CEARÁ | VI ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO DE BEBÊS


A Coordenação de Infância e Juventude da FEEC convida a tod@s os amig@s trabalhadores da Área de Infância e Juventude, assim como os simpatizantes do tema para participarem conosco do XIV Encontrão de Evangelizadores do Ceará e do VI Encontro de Evangelização de Bebês

TEMA
EVANGELIZADOR ESPÍRITA, É TEMPO DE SEMEAR, CRESCER E FLORESCER

Data: 16, 17 E 18/07/2021
Programação Completa nas redes sociais da FEEC

Link para inscrição: https://forms.gle/2md5BerqdF9HXa158

Aguardamos vocês!

Live de Lançamento do XXI MOARJE


Oi oi oi, pessoal! ?
Quem aí tá doido por um evento pra juventude espírita levanta a mão! ??‍♀️??‍♂️??‍♂️??‍♀️??‍♀️??‍♀️??‍♂️
Pois a espera acabou, viu? ??
✨ HOJE, 14/05, às 21h00 ✨ vai ter nossa Live de Lançamento do XXI MOARJE – Momento da Arte Juvenil Espírita⚡ Feito por jovens e para jovens. ?
Então cuida em aparecer! Marca na agenda, anota no braço, gruda um post-it na testa… só não vai perder, hein!! ?
✅ Contaremos com a colaboração do intérprete de libras Rafael Paiva ?
✅ Sexta-feira, às 21h, no perfil do @comece_juventude ?

A importância da Evangelização Infantojuvenil no período da Pandemia


A Coordenação de Infância e Juventude da FEEC convida a tod@s os amig@s trabalhadores da Área de Infância e Juventude, assim como os simpatizantes do tema para participarem conosco da Live 1# Amor em Ação

TEMA
A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO INFANTOJUVENIL NO PERÍODO DA PANDEMIA.

Data: 16/05/2021
Horário: 16h
Youtube: CanalFEEC

Expositor:
JAIME RIBEIRO – (SP)

Evangelizadores Convidados:
MARIANA VANSCONCELOS (CEAR)
PAULO BORGES (CEFA)

Intérprete de Libras
RAFAEL PAIVA

Esperanto Salutas vin!! “Bona konversacio konstruas harmonion”


Meus queridos irmãos, que a paz de Deus e de Nosso Mestre Jesus esteja com todos. Esperanto, essa Língua bendita, que nos foi trazida do Plano Maior pelo valoroso Espírito de Zamenhof, aqui, para nós da Terra, seu criador, tem um papel fundamental na evolução do planeta, em sua passagem de um mundo de provas e expiações para um mundo de regeneração, assim como nos ensinaram nossos queridos amigos, graças à pena de Kardec.

Esperanto, meus queridos irmãos, não se trata apenas de uma língua, um meio de comunicação. Esperanto é muito mais que isso. Podemos dizer que é ele o instrumento da paz, da concórdia e da fraternidade entre os homens. Sim, porque aonde quer que se vá, em qualquer lugar do mundo onde haja um esperantista, lá encontraremos a paz e o respeito ao irmão que chega. Não importa qual religião ou nacionalidade, o sentimento que brota em todos nós, ao aprendermos essa maravilhosa língua, é o do amor universal, ensinado a todos nós por Jesus, nosso querido irmão maior. 

Sim, meus irmãos, Esperanto é o instrumento da fraternidade, como idealizou seu criador, “Doktoro Zamenhof, tiu, kiu esperas”. Em seu dizer, em seu pensamento, o Esperanto seria o instrumento da paz, da concórdia universal, porque, por meio dele, os homens se entenderiam, não importa a que nação pertençam. Essa era sua aspiração, esse era seu desejo ao criar, ou melhor dizendo, ao nos trazer esse rico conhecimento do plano espiritual.

Evangelho, Espiritismo e Esperanto, essa tríade, quando a vivenciamos, temos, dentro de nós, a certeza de que estamos no caminho certo, apesar dos muitos obstáculos, apesar das muitas pedras no caminho.

Não tenhamos a pretensão, meus caros irmãos, de que todos compreendam essa tríade maravilhosa; devemos fazer nossa parte, semeando pelo caminho as sementes que nos foram oferecidas e regá-las com todo amor e carinho, sabendo, de antemão, que muitos pássaros as comerão, que o sol as tostará, mas, as que conseguirem sobreviver, serão as que darão bons frutos e esses frutos deixarão suas sementes pelo caminho, sementes que perecerão, sementes que irão florescer. O tempo é nosso condutor, não tenhamos pressa, façamos nossa parte.

Também, é bem verdade que não nos devemos esmorecer pelas dificuldades encontradas, pelas incompreensões daqueles a quem amamos. Tenhamos, pois, paciência. Essa nossa outra aliada, a perseverança, é fundamental para continuarmos sobrevivendo numa região árida, numa região desértica. Mas a recompensa virá a cada curva do caminho em que encontrarmos um irmão que receba com alegria nosso ideal. A recompensa virá pelo trabalho realizado, pelo que fomos capazes de construir. Não nos desanimemos. A palavra do Cristo ainda precisa de muitos seareiros. Sejamos um deles. 

E assim, meus queridos irmãos, eu os conclamo a conhecerem o Esperanto, essa Língua que é, como a Doutrina Espírita, um novo mundo, um mundo maravilhoso que, à medida em que nele adentramos, mais alegria temos. 

Portanto, conheçam, meus irmãos, o Esperanto! Estudem o Esperanto!

Que a paz do Mestre Jesus esteja com todos.

José Roberto Alves de Albuquerque
Obs.: sites onde podem ser encontradas informações e cursos sobre Esperanto:
Liga Brasileira de Esperanto: www.esperanto.org.br
Curso de Esperanto: www.cursodeesperanto.com.br (ou www.kurso.com.br)
Duolingo / www.lernu.net / https://esperanto.brazilo.org/programa-mia-amiko
www.edukado.net

Enquete CONBRAJEs Virtuais 2021

.

.

.

.

.

Qual deve ser o tema da próxima Conbraje?

Sim, tem Conbraje nova vindo aí! A Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas já ganhou uma Edição Especial em 2020. Para 2021, a atividade seguirá sendo realizada virtualmente, mas em outra dimensão…

Manda pra gente a sua sugestão:
https://docs.google.com/forms/d/1NAzHW_2QE3nh_vSrn6rBQTkOfokV-oK0DsUsJ4ZfIUM/edit

Fique por dentro:
www.instagram.com/soujovemespiritabr
www.facebook.com/soujovemespiritabr

Vai ser muito mais lindo contando com a sua participação!

HOUVE ALGUMA PANDEMIA À ÉPOCA DE ALLAN KARDEC? QUAIS FORAM AS RECOMENDAÇÕES DOUTRINÁRIAS ?


Caros amigos espíritas ou simpatizantes do Espiritismo, compartilho com vocês uma preciosidade da Revista Espírita que se encaixa perfeitamente neste período de coronavírus. Na Revista Espírita de Novembro de 1865, Kardec escreveu um artigo denominado “O Espiritismo e o Cólera”. Eis que muitos adversários compararam o Espiritismo a uma peste que tomava conta da humanidade. Kardec, sempre educado, refuta a tese e aproveita para escrever algo sobre a pandemia do cólera. Registre-se que no período de 1845 a 1860 houve a terceira onda pandêmica de cólera, que ceifou milhares de vidas no mundo. Segundo alguns historiadores, essa pandemia causou o maior número de mortes no século XIX. O cólera é uma doença bacteriana intestinal, normalmente causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados.

No artigo, Kardec cita a carta de um leitor de Constantinopla, onde teria ocorrido mais de 70 mil mortes, tendo o leitor sugerido que os espíritas de lá, pela crença religiosa, teriam sido preservados do flagelo pandêmico.
De imediato, Kardec discorda da tese do leitor, afirmando que a fé espírita não poderia ser um antídoto contra o cólera, mas faz uma excelente abordagem no sentido de que o conhecimento espírita propicia uma força moral que é capaz de nos preservar de muitas doenças; porquanto essa força moral repercute no corpo físico, inclusive no sistema imunológico. Há diversos estudos que correlacionam o binômio fé/saúde, que não se limita, é claro, apenas na crença espírita.

Kardec falou do medo da morte, que atinge uma quantidade imensa de pessoas quando se instala uma pandemia. O medo patológico, que vigora nesse momento, por si só, já gera um estado emocional desarmonizado que, repercute na saúde física e mental, fazendo com que o indivíduo permaneça num estado de alerta intenso, gerando ansiedade e estresse.

Para o espírita não deve haver esse temor da morte, porque acredita na imortalidade da alma, que segue viva em outras dimensões da vida, o que segundo Kardec, serve também para sustentar a aludida força moral.
O fato de não se temer a morte não significa que não damos valor para a vida física, tanto que Kardec expressamente fala que devemos seguir as medidas sanitárias, ou seja, o espírita segue as diretrizes e as normas das autoridades públicas, visando prolongar a vida, não por apego, mas por desejo de progredir. Veja que orientação atual para o coronavírus.

Kardec comenta sobre a importância da serenidade, que será vital para nossa saúde emocional e mental. A serenidade deve ser trabalhada e conquistada, de forma que devemos aproveitar o período de isolamento social imposto pelo vírus, a fim de buscar a meditação, a viagem interior e o autoconhecimento, ajudando na conquista da serenidade. A oração será recurso primordial por nos manter conectados com Deus e com as forças superiores mantenedoras da vida.

Kardec também fala que o espírita deve mudar completamente seus hábitos. Vemos que o coronavírus nos impôs mudanças profissionais, familiares e sociais, de tal sorte que o espírita deve ser obediente e resignado, ajustando sua conduta às necessidades atuais, visando a saúde pessoal e coletiva.

No final do artigo, Kardec insere uma mensagem espiritual do Dr. Demeure, que foi médico na sua última encarnação; e este espírito traz recomendações oportunas, aplicáveis ao período de pandemia que vivemos na atualidade.

O Espirito do Dr Demeure acentua a importância da higiene para se evitar os resfriados. Parece que ele está falando para a humanidade dos dias vigentes. O referido espírito insiste para se evitar o medo, que é pior do que o próprio mal pandêmico. Que cabe ao espírita manter a calma dada pela fé e não recear a morte. O médico desencarnado ainda fala para não se ignorar os primeiros sintomas da doença que recomendarão medidas específicas. É claro que ele está falando do cólera, mas veja como se aplica ao coronavírus. O espírito enfatiza a necessidade da confiança em si mesmo e em Deus como fatores vitais e propiciatórios de saúde.

Por fim, o Dr Demeure toca no assunto do temperamento espiritual, que na realidade, diz respeito à nossa saúde emocional e mental, de forma que devemos evitar mágoas, ódios, tristezas, angústias, ansiedades etc…, investindo na brandura, na amorosidade, na tranquilidade, no perdão, que nos ajudarão a manter a saúde espiritual, ainda que o corpo venha a adoecer. Que artigo impressionante datado de 1865 e que tem plena validade para esse período de coronavírus. Que orientações extraordinárias, morais e hj materiais, de Kardec e do Dr. Demeure, muito atuais, que devem ser seguidas de forma integral pelos espíritas.
Aproveitemos essas lições valiosas e que possamos seguir confiantes com Jesus Cristo e Allan Kardec.

Jesus Cristo e Allan Kardec.
Alessandro Viana Vieira de Paula
(escritor e palestrante espírita)

Mais recentes