Uma oração abre os trabalhos do grupo na noite da terça-feira. Diferentes trajetórias, sonhos e desafios ali se encontram. Mas um elo comum os reúne, o reconhecimento de que precisam sair da adicção.

O Programa Adicção Zero (PAZ), promovido pelo Centro Espírita Irmão Leite, é para os participantes um auxílio para superar a dependência do uso de qualquer tipo de droga e poder encontrarem a paz necessária para fazerem uma nova história. “A problemática da dependência química é muito grande na sociedade e isso não escolhe classe social, idade ou sexo. Para mim, é uma pandemia mundial”, explica Aparecida Cândido, trabalhadora do PAZ.

As atividades do Programa iniciaram formalmente neste ano. Mas, segundo Aparecida, o Centro Espírita Irmão Leite sempre teve essa ideia por conta do trabalho realizado na Instituição Espírita Nosso Lar. “Nós fazemos um trabalho de visitas lá várias vezes na semana e a gente vê a necessidade de intervir no problema da dependência química”. Para Aparecida, os conhecimentos espíritas podem ser uma saída da dependência: “Nós temos intenção de levar a terapêutica espírita para essas pessoas, explicando que existe também aspectos espirituais dentro do processo que eles estão passando”, esclarece.

Grupo de apoio
O caráter terapêutico do Programa é bem nítido em todos os momentos da reunião. Segundo Aparecida, o Paz tem o formato de atendimento espiritual direcionado aos adictos. Na reunião, é feita uma leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo, seguida de um breve comentário. Depois é feito o estudo de um dos “12 Passos”, programa criado em 1935, nos Estados Unidos, por William Griffith (Bill) e Doutor “Bob” Smith, para o tratamento de alcoolismo e que logo foi apropriado por diferentes grupos de mútua ajuda. O compromisso do sigilo e o repeito ao anonimato são sempre relembrados aos participantes.

Um dos momentos mais ricos é o da partilha, no qual alguns participantes fazem um relato de suas experiências e esperanças. Nesse instante, depoimentos emocionantes vão surgindo. Como de um participante que está no grupo na tentativa de compreender o irmão mais novo que é adicto. Ele relata que já pegou todo o dinheiro que tinha para pagar dívidas do irmão e salvar a vida dele. Ele disse que antes não entendia os problemas do irmão, mas, participando do grupo, acredita que hoje compreende melhor suas dificuldades. “Hoje eu entendo que é a vontade que possibilita o primeiro passo para melhorar”, afirma.

Resultados positivos também estão sendo sentidos por outro participante. Ele relatou que, quando chegou na reunião, se sentiu mal e teve vontade de ir embora, mas perseverou e permaneceu. Com o desabafo, começou a se sentir melhor e acredita que o tratamento está fazendo-o perceber a felicidade nas coisas pequenas: “Hoje eu me satisfaço com tão pouco. É incrível. Me sinto mais calmo, mais sereno”. Após os relatos, a fluido-terapia encerra as atividades do grupo.

Como participar
O PAZ é aberto para quem busca auxílio espiritual para quem busca a superação da adicção, seja adicto ou familiar. O grupo sugere aos participante a preservação do anonimato. Os encontros são realizados nas terças-feiras, semanalmente, com início às 19h30.

Centro Espírita Irmão Leite
Av. Carapinima, 2306 – Benfica

*Não foram citados os nomes dos participantes entrevistados para preservar suas identidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here